quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Perseguição e punição aos inadimplentes! Exigimos nosso direito de estudar!

Já há alguns anos as diferentes reitorias da Fundação Santo André tem implementado o projeto de crescente elitização da universidade que se combina com a precarização das condições de trabalho e com uma baixíssima qualidade de ensino.
A nossa universidade foi construída para atender os filhos dos trabalhadores da região do ABC, mas a cada ano as mensalidades aumentam cada vez mais e a juventude trabalhadora fica mais distante de conseguir ter acesso ao ensino superior.
A reitoria Cacalano que se dizia aliada dos estudantes tem sido uma agente importante para consolidar a privatização da Fundação. Depois de uma luta dura travada pelos estudantes contra a antiga empresa de cobrança, Cacalano e seus aliados principais: Edna Mara e Flávio Morgado, implementam o sistema de cobrança mais perseguidor que já existiu na FSA.
Os estudantes são perseguidos por oficias de justiça dentro e fora da faculdade. Tem seus nomes enviados para a justiça comum, se processados tem suas contas salário bloqueadas! O salto que Cacalano e sua trupe deram nas cobranças de mensalidade desmascaram uma reitoria que ao contrário de estar aliada aos estudantes, atua em comum com a iniciativa privada, persegue estudantes e funcionários.
Educação não é mercadoria! Não podemos aceitar que na Fundação ela seja tratada dessa maneira!
Quando a educação é vista sob uma lógica de mercado quem você acha que paga a conta? Visando o lucro, a empresa corta os gastos, ou seja, no caso da Fundação significa não investir em laboratório, em pesquisa e abrir mão de um ensino de qualidade contratando funcionários com baixa qualificação.
Durante as férias, enquanto os alunos descansavam para encarar o segundo desgastante semestre, a reitoria enviava mais de 1000 nomes de estudantes devedores para a justiça comum! Entre esses nomes estão estudantes que devem muito e outros que devem pouco. Estão aqueles que assinaram acordo e também os que devem apenas uma mensalidade. O mínimo que exigimos é bolsa de estudo para todos que não podem pagar, pois é um absurdo que nossos colegas deixem de estudar por medo da perseguição da reitoria!
Como todos sabem o antigo reitor roubou R$ 10.000.000,00 da FSA. Porque a reitoria Cacalano não mandou o nome do antigo reitor – Odair Bermelho -  para a justiça comum exigindo o imediato pagamento do dinheiro roubado? Então perguntamos oportunamente. ... Quem pagou a roubalheira de Bermelho? Nós pagamos! A reitoria deixa isso bem claro nesse endurecimento no processo de cobrança das mensalidades, manda pra justiça os nomes dos estudantes que não roubaram nada e anistia a dívida de um ladrão que até viagem pessoal fez com nosso dinheiro! Exigimos que a reitoria anistie todos os estudantes devedores, não permitiremos mais que nossos colegas sejam banidos!
Nesse primeiro semestre a reitoria demitiu diversos funcionários, que apesar de serem concursados não tem estabilidade no emprego. Instaurou um clima de medo e insegurança mandando um recado claro: Quem discordar tem a corda no pescoço! A Edna Mara grita pelos quatro cantos da Fundação que tem muito funcionário vagabundo. Funcionários de mais de 30 anos de Fundação estão na rua sem perspectiva de um novo emprego, além disso, agora faltam funcionários nos serviços fundamentais de atendimento ao aluno. Os “administradores” da Fundação cortam funcionários e aumentam a mensalidade, mas não estão dispostos a cortar na própria carne e reduzir seus salários de mais de R$10.000,00.
Para cortar gastos, a turma do reitor quer terceirizar todos os serviços, pagar menos e não ter encargos trabalhistas e por isso mesmo lavou as mãos quando as funcionárias da cantina sofriam dentro  da Fundação as piores condições de trabalho, Porque não terceirizam a reitoria? Não podemos concordar que tenham trabalhadores semi-escravos dentro da Fundação, somos contra a terceirização que humilha e divide os trabalhadores, exigimos que todos os trabalhadores da FSA sejam efetivados e que se houver mais algum corte que seja no salário do reitor! Para sustentar uma Edna Mara diversos trabalhadores são explorados.
Esse ataque dos processos judiciais nunca foi visto e sabemos que será seguido por um aumento substancial nas mensalidades. A reitoria diz que tudo que está fazendo é para salvar a Fundação, pagar as dívidas da instituição, diz que tem pouco estudante na Fafil por falta de propaganda e não porque as mensalidades são altíssimas! Queremos que os filhos dos trabalhadores possam entrar na Fundação para estudar e não para lavar banheiro! Por isso defendemos o fim do vestibular e uma redução radical das mensalidades!
Essa é a única maneira para salvar a fundação e impedir que ela perca de vez seu caráter público, queremos saber para onde vai o dinheiro que pagamos, já que a Fundação não paga luz, água e nenhum imposto e a mensalidades só aumentam ao passo em que não temos bolsa
Além desses problemas existem os problemas específicos de cada curso que em grande medida também estão ligados a precarização da Fundação. Nós do DA achamos que esse é o momento para nos organizarmos e discutir abertamente como enfrentar os ataques da reitoria e pensarmos juntos, as melhoras que necessitamos.
Chamamos todos os estudantes para organizar assembléias em todos os cursos da FAFIL!

2 comentários:

  1. Bom o blog, só senti falta de um e-mail. Entrei mais pra dar uma sugestão: 1. Abram o blog para publicação dos alunos; ou, se incoveniente, porque poluiria a área com informação demais: 2. Criem um segundo blog, vinculado a este, onde o restante dos alunos não-integrantes do DA possa postar textos, vinculados à fsa, movimento estudantil etc. Pode ser construtivo, e bom. (Rok - CS-2º ano)

    ResponderExcluir