terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lutar pela gratuidade do Serviço Social - PUC-SP

À Reitoria e à Fundação São Paulo


Vimos por meio deste documento e do movimento instituído pelos discentes do curso de Serviço Social, na luta por nossos direitos, apresentar nossas reivindicações acadêmicas e sociais perante a PUC-SP e a FUNDASP.

De acordo com o relatório administrativo da Fundação São Paulo de 19 de março de 2010, essa mantenedora destaca seus propósitos à adequação do número de bolsas de estudos às regras da filantropia.

Temos interesse em participar mais ativamente no que diz respeito a comunidade da PUC. Pensamos ser importante e fundamental para uma sociedade mais justa e democrática que essa instituição continue seguindo com sua tradição, referência nacional de uma Universidade que não está embasada na ordem econômica, mas sim na ordem social.

Solicitamos a gratuidade do curso de Serviço Social da PUC-SP por estar comprometida com a qualidade da formação de futuros profissionais, que promoverão por meio de sua prática profissional a defesa intransigente dos direitos humanos.

O curso de Serviço Social da PUC-SP surgiu em 1936, considerado o mais antigo e pioneiro no ensino da profissão no Brasil. A Escola de Serviço Social contribuiu, pela sua excelência acadêmica, para a existência de diversas outras em nosso país. Em 1972, incorpora-se por definitivo à PUC-SP, época marcada por renovações da profissão com posicionamentos críticos, construtivos e de resistência mediante a conjuntura política. As recentes conquistas no campo da assistência social foram protagonizadas por docentes e profissionais formados por esta instituição.

Entendemos que o curso de Serviço Social da PUC-SP, referência nacional de formação, sendo gratuito proporcionará maior acesso e permanência à educação superior no Brasil, formando profissionais críticos e comprometidos com a sociedade, atuando prioritariamente nos espaços públicos, contribuindo para transformação social. Acreditamos ainda que a PUC pode colaborar com seu projeto comunitario para

Temos conhecimento das diferentes mensalidades existentes para os estudantes de nosso curso, que variam de R$ 403,00 a R$ 736,80, gerando assim alto número de inadimplência, desta forma solicitamos a gratuidade sem a perda da qualidade do ensino mantendo a atual estrutura pedagógica, além da anistia da divida dos inadimplentes e o retorno ao espaço físico sempre ocupado pelo curso de Serviço Social.

Os estudantes de Serviço Social deliberaram em assembléia realizada em 11 de agosto de 2010, e por meio deste documento reivindicamos:


- Gratuidade do curso de Serviço Social por meio da filantropia, sem sua precarização;

- Anistia da dvida de todos os estudantes inadimplentes do Serviço Social;

- Retorno ao espaço físico ocupado histoóricamente pelo curso.


Assim, solicitamos o retorno de nossas reivindicações na próxima reunião do CONSAD a ser realizada no dia 26 de agosto de 2010.


CASS Centro Acadêmico de Serviço Social PUC-SP
http://casspucsp.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário