sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O BLOCO “ANEL AS RUAS” CONVIDA TODOS OS ESTUDANTES PARA:

Assembléia Nacional da ANEL- 28 de agosto (sábado). Plenária Estadual ANEL-SP- 29 de agosto (domingo).As 10hs na UNIFESP- São Paulo (ao lado do metro Santa Cruz).


Depois da exemplar luta dos estudantes da UNESP- Marilia em solidariedade a greve dos trabalhadores da USP e das Estaduais Paulistas que conseguiu barrar a terceirização do restaurante universitário, a aliança dos estudantes combativos da Fundação Santo André na luta das trabalhadoras da cantina, a unidade dos estudantes em Franca com os sapateiros, o apoio ativo a greve dos funcionários efetivos e terceirizados em Rio Preto, além da atuação em conjunto no interior e na capital com os professores da rede pública na greve do 1º semestre, chamamos a todos os que atuam no movimento estudantil e também aqueles que não o conhecem, e até os que não depositam nele hoje certa confiança, a participar da assembléia nacional e plenária estadual São Paulo da ANEL nesse final de semana.

Levantamos a defesa da universalização do acesso as Universidades e a democratização da sua estrutura de poder como tarefas fundamentais para lutar por um ensino de qualidade em todo o país. Na contra mão que a UNE prega para muitos estudantes utilizando-se do seu aparato nacional na defesa das medidas demagógicas do governo Lula para a educação, que fala em Universidade para todos, mas está prestes a fechar o seu mandato com apenas 14% dos jovens matriculado no Ensino Superior, sendo que mais de 75% em centros particulares. Um pífio aumento de 5% se compararmos aos tempos “tucanos” de FHC.

O país “exemplo” propagado por Lula é o Brasil da Universidade elitista e racista, o ensino público, gratuito e de qualidade é restrito para a maioria dos trabalhadores e da população pobre, ao passo que a escola básica, ainda que universalizada, encontra-se numa terrível situação de precarização, com falta de merenda nas escolas e com os professores sendo mal tratados por todos os governos, só ver Serra e os tucanos em São Paulo que há 16 anos vem atacando a categoria.

Para mudar essa lógica a luta e a organização são necessárias. Só unidos, superando a diferença atual que existe entre movimento estudantil das públicas e particulares, a articulação com os jovens secundaristas e a fundamental aliança com os setores da população que sofre com a realidade existente é que conseguiremos dar uma saída transformadora. Queremos forjar uma nova tradição de movimento estudantil, que supere seus vícios de aparatismo e o seu atual isolamento social e político, presentes até mesmo na própria ANEL quando essa se abdica de intervir nas principais lutas e privilegia campanhas abstratas e calendários distante das lutas. Nós do Bloco “ANEL às ruas” queremos a partir do que se apresenta como mais avançado na organização nacional do Movimento Estudantil- a própria ANEL- intervir em todos os fóruns estudantis e nos processos de questionamento da universidade e sociedade em que vivemos.

Por isso chamamos os estudantes a construir coletivamente a recém criada ANEL, conhecer os debates, participar das atividades, criticar, sugerir, propor e ir contra a corrente do ceticismo presente de que “a realidade é ruim, mas poderia ser pior, não há o que fazer”. Sim, organizados e nos mobilizando temos como mudar o ritmo “natural” dos acontecimentos. Vamos todos a ANEL, mas sem deixar de ir depois às ruas, às lutas, nas escolas e universidades, locais de trabalho e fábricas, passeatas e manifestações, das periferias aos centros urbanos!

CONCENTRAÇÃO DO BLOCO “ANEL AS RUAS”, DIAS 28 E 29 DE AGOSTO, A PARTIR DAS 9HS DA MANHÃ NA UNIFESP- SÃO PAULO (AO LADO DO METRÔ SANTA CRUZ)!


ANEL às RUAS- LER-QI e estudantes independentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário